LATAM News – Outubro de 2022

Em outubro de 2022, as Autoridades da América Latina publicaram diversas regulamentações, orientações e notícias de interesse ao setor farmacêutico. Seguem abaixo as principais publicações do período.

 

ANMAT (Argentina):

 

INVIMA (Colômbia):

O INVIMA sofreu novo ataque cibernético em 3 de outubro de 2022, ocasionando a desconexão preventiva da sua página na internet. Link para a publicação no Twitter: https://tinyurl.com/ycy9mj42. A autoridade já havia sofrido um ataque em fevereiro desse ano, e sua página ficou indisponível por quase seis meses após essa ocasião. Seguem medidas adotadas:

 

COFEPRIS (México):

 

AGEMED (Bolivia):

  • Circular MSyD/AGEMED/CR/70/2022: entrará em vigência o preenchimento do formulário 005 através da plataforma virtual MISA da AGEMED. Link: https://tinyurl.com/yh85cxcd.

 

DINAVISA (Paraguai):

  • Informativo DINAVISA N° 24/2022: lembrete da implementação da obrigatoriedade de controle de qualidade de importação de medicamentos, com o início do primeiro grupo de medicamentos afetados e divulgação do meio de envio da documentação necessária. Link: https://tinyurl.com/ycktum6d.
  • Resolução DINAVISA 338/2022: estabelece os requisitos para a obtenção de registro sanitário condicional de medicamentos. Link: https://bit.ly/3NxpEcP.

 

MSP (Uruguai):

  • Comunicado sobre validade de registros de medicamentos sintéticos: devido ao tempo em análise das renovações de registro, os certificados de registro dos produtos para os quais foi apresentada solicitação de renovação são estendidos por um ano. O tempo de análise foi diminuído, assim, essa extensão foi diminuída de dois para um ano. Para os medicamentos biológicos, a extensão se mantém em dois anos. Link: https://bit.ly/3U1lSeb.

 

ARCSA (Equador):

  • Consulta pública para o guia de diretrizes para os Organismos de Inspeção Acreditados para a Certificação de Boas Práticas de Armazenamento, Distribuição e/ou Transporte de Estabelecimentos Farmacêuticos. A consulta ficou disponível de 11/10/2022 a 17/10/2022. Lista das consultas públicas já encerradas: https://bit.ly/3sPpHas.

 

DNM (El Salvador):

  • DNM continuou as reuniões com autoridades, nesse mês, com o Ministério da Saúde da Costa Rica. Link: https://bit.ly/3TWeXTD.

 

Acompanhe com a Vita as novidades das Autoridades Sanitárias na América Latina e Europa.

Entre em contato: info@vitapharmaconsulting.com