EDQM – Autoridade disponibiliza monografia da flor de Cannabis para download gratuito

Em Outubro de 2023, a Direção Europeia para a Qualidade de Medicamentos e Cuidados de Saúde (em inglês, European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare – EDQM) anunciou que a nova monografia sobre a flor de Cannabis (Cannabis flower – 3028) foi disponibilizada em seu website, para download gratuito. A monografia faz parte do suplemento 11.5 da Farmacopeia Europeia, que se tornará vigente a partir de 1 de julho de 2024.

O novo texto abrange a droga vegetal, definida como inflorescências femininas secas, inteiras ou fragmentadas, obtidas da Cannabis sativa L. e deve ser lida em conjunto com o método geral de Drogas Vegetais (Herbal drugs – 1433), que inclui requisitos adicionais aplicáveis à partes da planta, de forma geral.

A monografia considerou as informações recebidas de várias autoridades europeias sobre o uso da droga vegetal em suas jurisdições: podendo ser empregada como matéria-prima para a produção de extratos ou prescrita na forma em que se encontra, para utilização por inalação ou via oral. Requisitos adicionais foram incluídos na seção de produção e nos testes de teor, matérias estranhas, arsênio, cádmio e chumbo de forma a cobrir os casos em que a droga vegetal será prescrita diretamente aos pacientes.

A monografia também prevê a utilização de padrões de referência (cannabis flower for system suitability HRS e cannabidiol for cannabis CRS) para a realização dos testes. Ambos os padrões de referência já se encontram disponíveis para compra no site da EDQM.

 

Acompanhe com a Vita as novidades das Autoridades Sanitárias na América Latina e Europa.

Entre em contato: info@vitapharmaconsulting.com