EMA – Lançamento de Iniciativa para apoiar Pesquisadores e Órgãos Financiadores no desenvolvimento de Medicamentos Inovadores

Em Dezembro de 2021, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) lançou a Iniciativa “Regulatory Science Research Needs”, com o objetivo de reduzir as lacunas e melhorar o desenvolvimento e avaliação de medicamentos inovadores.

Como parte dessa iniciativa, foi publicada uma lista de tópicos relacionados às necessidades de pesquisa científica regulatória, a qual pretende estimular pesquisadores e órgãos financiadores a considerar a abordagem desses tópicos em suas agendas de pesquisa e compartilhar suas descobertas e resultados com as Autoridades Reguladoras.

A lista, que será atualizada periodicamente, contém cerca de 100 tópicos específicos para medicamentos de uso humano e veterinário que estão subdivididas em 4 categorias:

  • Integração da ciência e tecnologia no desenvolvimento de medicamentos;

  • Geração colaborativa de evidências para melhorar a qualidade científica das avaliações;

  • Acesso a medicamentos centrado no paciente em parceria com os sistemas de saúde;

  • Ameaças à saúde emergentes e desafios terapêuticos e de disponibilidade.

Vale ressaltar que, ao se engajar nessa iniciativa, pesquisadores e órgão financiadores poderão ver suas descobertas traduzidas em práticas regulatórias, no desenvolvimento de medicamentos e na saúde pública. Adicionalmente, atender a essas necessidades de pesquisa ajudará o avanço da ciência regulatória para acompanhar a evolução tecnológica e a melhorar o acesso dos pacientes a medicamentos inovadores. Portanto, pesquisadores e órgãos financiadores são convidados a entrar em contato com a EMA caso estejam interessados em um dos tópicos da lista ou na iniciativa em geral.

A Agência ainda informou que será realizado um Webinar no dia 18 de Janeiro de 2022 direcionado a pacientes, grupos de pesquisa acadêmicos e colaborativos e profissionais de saúde para explicar a iniciativa e como as partes interessadas podem se envolver com ela.

Acesse a notícia na íntegra no site da EMA: https://bit.ly/31T1W7p.

Acesse a página do Webinar por meio do link: https://bit.ly/3I0ZVp7.

Acompanhe com a Vita as novidades das Autoridades Sanitárias na América Latina e Europa.

Entre em contato: info@vitaraconsulting.com