Gerenciamento de projetos – Você sabia que a Vita também atua com gerenciamento de projetos farmacêuticos?

Você sabia que no time Vita também contamos com um profissional gerente de projetos? É isso mesmo! Gerente de projetos com certificação PMP, farmacêutica e com bastante experiência nas indústrias farmacêutica e farmoquímica.

Mas afinal, qual a importância de ter um gerente de projetos? Em que contexto este profissional está inserido no dia a dia da sua empresa?

A grande maioria de nós está inserido em um contexto pré-formatado e engessado de gerenciamento de projetos com fluxos, metodologias e ferramentas pré-definidos e imutáveis. Estamos inundados em uma sopa de letrinhas e termos técnicos em que alguns parecem saber o que estão falando e outros parecem entender o que está sendo dito: PMO, WBS/EAP, Agile, Canvas, Cascata, Híbrido, PMBOK, Baseline, Gantt, KPI…

Há um protocolo, fluxo ou processo a ser cumprido para validar o “correto” gerenciamento dos projetos. Algumas vezes funciona, mas muitas outras NÃO. E qual o problema? Os resultados não deveriam ser melhores já que ele é tão importante e eficaz? Os erros e tropeços nas estimativas não deveriam ser menos frequentes?

Na verdade, não há um problema, há um mau uso da experiência e conhecimento para adaptar as ferramentas, metodologias, formas de comunicação para o que melhor atenda este ou aquele projeto.

Importante ainda mencionar que um projeto é temporário, possui início/fim e é único. Se cada projeto é único, por que a forma de gerenciar cada um seria padronizada?

Na prática o gerente de projetos contribui com inúmeros benefícios para o cliente. Entre eles:

  1. Diminuição de custos de retrabalho;

  2. Melhoria de processo de tomada de decisão e avaliação de mudanças;

  3. Aumenta a segurança ao antecipar problemas e riscos, e definir plano de ação de contingência para tais riscos;

  4. Facilita a comunicação entre toda a equipe, estando o cliente completamente a par do andamento de todo o projeto;

  5. Melhoria dos índices de entrega conforme escopo, prazo e tudo o que fora inicialmente planejado.

A teoria, os cursos, as certificações são fundamentais, mas a experiência, a adaptabilidade, visão crítica e estratégica das necessidades do projeto são diferenciais.

Sua empresa está inserida em um contexto engessado ou flexível no que tange aos projetos de desenvolvimento de produtos farmacêuticos e farmoquímicos? As ferramentas e métodos estão sendo utilizadas conforme a necessidade de cada projeto?

Entre em contato conosco para entender melhor como podemos contribuir para o sucesso dos projetos da sua empresa.