OMS publica draft sobre políticas de rastreabilidade de produtos de interesse à saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um draft sobre políticas de rastreabilidade de produtos de interesse à saúde, aberta para comentários. A Organização reconhece que os sistemas e tecnologias de rastreabilidade podem ser aproveitados para garantir a integridade e a eficiência das cadeias de suprimentos.

Para garantir uma cadeia de suprimentos harmonizada e efetiva, a OMS tem trabalhado desde 2019, para desenvolver uma orientação normativa sobre o estabelecimento de sistemas de rastreabilidade e políticas necessárias nos níveis nacionais e regionais dos Estados Membros. A primeira fase foi convocar um grupo redator de reguladores das regiões que fazem parte da OMS para gerir este documento.

O draft do documento já foi publicado e está em fase de comentários aberto ao público até 28 de fevereiro de 2020. A versão final deste documento será submetida à 9ª reunião dos Estados Membros sobre mecanismos para produtos de interesse à saúde desclassificados e falsificados, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de outubro de 2020.

O draft abrange a cadeia de suprimentos e suas partes interessadas legítimas, registradas ou licenciadas; desde fabricantes do produto final (liberação do lote) até o ponto de dispensação do produto de interesse à saúde (por exemplo, uma farmácia) ou seu ponto de uso (por exemplo, um hospital). Os Insumos Farmacêuticos usados na fabricação dos produtos acabados estão fora do escopo deste documento.

Nota-se também que os exemplos dados pelo grupo de redatores do draft foram baseados na implementação de um conjunto de padrões conhecido como GS1, que é usado na maioria dos Estados Membros. GS1 é uma organização global ativa que atua no campo da padronização dos métodos de codificação usados na cadeia de suprimentos e tem sede na Bélgica.

Vale ressaltar que os sistemas de rastreabilidade ajudam a minimizar o risco de medicamentos abaixo do padrão e falsificados, além de escassez e produtos vencidos.

Acesse o draft publicado pela OMS na íntegra através do site: http://bit.ly/2OPIfnj

Acompanhe com a Vita as novidades das Autoridades Sanitárias na América Latina e Europa.

Entre em contato: info@vitaraconsulting.com