Pouco mais de um mês para finalizar o prazo de contribuição para o plano estratégico da EMA até 2025

Em dezembro de 2018 a European Medicines Agency (EMA) divulgou o draft do seu plano estratégico para avançar com a ciência regulatória nos próximos anos, com prazo de contribuição até 30 de junho de 2019. Essa ação visa tanto medicamentos de uso humano quanto veterinário e tem como objetivo permitir aos reguladores usufruir das melhores ferramentas para acompanhamento do avanço científico e tecnológico dos medicamentos.

A EMA convida os stakeholders a contribuírem respondendo o questionário on-line (https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/EMARS2025PublicConsultation2019), destacando em qual área há maior necessidade de planejamento estratégico por parte do órgão regulador.

Os cinco principais objetivos com esse questionário são:

              – acelerar a integração entre a ciência e tecnologia no desenvolvimento da medicina;

              – impulsionar a geração de evidências colaborativas – melhorando a qualidade científica das avaliações;

              – melhorar o acesso centralizado do paciente aos medicamentos, em parceria com os sistemas de saúde (somente para medicamentos de uso humano);

              – abordar as ameaças emergentes para a saúde;

              – capacitar e alavancar pesquisa e inovação em ciência regulatória.

Desse modo, a Agencia Reguladora poderá manter o controle sobre as inovações tecnológicas, identificar os gaps entre a ciência e o sistema de saúde e reunir as várias necessidades dos stakeholders para cobrir esses gaps, dando a esses  a oportunidade de moldar a estratégia regulatória da Agência, decidir as prioridades e onde os recursos futuros devem ser atribuídos.